quarta-feira, 19 de maio de 2010

Melasma


O melasma é um aumento da melanina localizado e de forma adquirida, caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas e localizadas principalmente na face. As manchas podem ser simétricas, com limites mal definidos e sempre em áreas expostas ao sol. São mais freqüentes no rosto ( bochechas, testa, queixo e acima do lábio superior).
A causa é desconhecida, estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormonais ( tais como gravidez, uso de anticoncepcionais ) e fatores ambientais como exposição à radiação ultravioleta. O melasma é uma queixa comum em mulheres, principalmente as que apresentam tons de pele mais escuros. Cerca de 10% dos casos ocorrem em homens.
Como se previne o melasma?
A prevenção se faz por uma proteção solar rigorosa diária. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas quando em praias, rios ou piscinas, após cada mergulho, além do uso de chapéu e guarda-sol.
Quais os tratamentos que existem para o melasma?
A exposição ao sol deve ser minimizada; uso de filtros solares de amplo espectro que bloqueiam os raios ultravioleta A e B devem ser usados diariamente. O mais indicado é o FPS 30.
Os tratamentos visam clarear as manchas com despigmentantes (substâncias clareadoras ), tais como hidroquinona, ácido azelaico e outras. A resposta ao tratamento é lenta e de forma progressiva. Além do tratamento domiciliar prescrito por um dermatologista pode-se associar peelings seriados que são realizados no consultório médico e potencializam o resultado do tratamento.

Um comentário:

Vilma Pires disse...

Oi Cleide,que matéria interessante essa,acho que o seu blog tá melhorando cada dia mais.Olha,eu vou te mandar um email explicando como colocar o templarte tá?Meu email é vilapores@yahoo.com.br.Desculpe a pressa estou indo conhecer seus novos blogs.Bjim